O prazo para declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) de 2024, exercício 2023, termina nesta sexta-feira (31), mas na região de Campinas mais de 111 mil declarações (9,9%) ainda não foram entregues nesta quinta-feira (30) à noite.
De acordo com a Receita Federal, até esta quinta (30) à tarde foram entregues 1.013.377 documentos na região, e, na média, 59% têm imposto a restituir.
Em Campinas, especificamente, 88,1% dos que devem satisfações ao Fisco já o fizeram, ou seja, 374,7 mil contribuintes. Mas, outros 50,2 mil ainda precisam entregar a documentação até esta sexta.
A expectativa dé de que o total de declarações este ano seja cerca de 4,5% maior do que o registrado no ano passado devido ao crescimento da economia, da massa salarial e do emprego formal, segundo o José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do IR 2024.
O contribuinte que não entregar a declaração no prazo é obrigado a pagar multa. Além disso, pode ficar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) irregular, impedindo:
- liberação de empréstimos
- obtenção de passaportes
- obter certidão negativa para comercialização de imóveis
- prestar concurso público
Por isso, os especialistas recomendam que é melhor entregar a declaração incompleta, fazendo as adições posteriormente, do que não entrega-la e ficar sujeito a pagar multa e ter restrições no CPF:
- Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava “obrigado a declarar”, mesmo sem imposto a pagar)
- Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, calculado sobre o valor do imposto devido na declaração, ainda que integralmente pago, até um teto de 20%
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Paraquedista fica enroscado em fios de energia, pela 2ª vez em uma semana
Piracicaba tem saldo positivo de 599 empregos formais em abril