- Publicidade -
EconomiaPreço da laranja atinge maior patamar em 30 anos

Preço da laranja atinge maior patamar em 30 anos

No acumulado dos últimos 12 meses, o preço da fruta subiu mais no mercado paulista (38%) que na média nacional (36%)

- Publicidade -

 O preço da laranja chegou em fevereiro ao maior patamar dos últimos 30 anos no estado de São Paulo, segundo os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP (Universidade de São Paulo). E o reajuste acumulado em 12 meses no estado de São Paulo ficou acima da média nacional. Motivos para o aumento são as altas temperaturas e as pragas, diminuindo a oferta do produto.

- Publicidade -

Leia também: Ministério manda recolher 10 marcas de azeite; saiba quais

Em fevereiro, a caixa de 40 quilos chegou a ser comercializada a quase R$ 90 no varejo. O reajuste foi de 29% segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) – que é o índice oficial de inflação, medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E, no acumulado dos últimos 12 meses, o preço da fruta subiu mais no mercado paulista (38%) que na média nacional (36%).

Com isso, os estoques de suco de laranja caíram ao segundo menor nível já registrado, segundo a CitrusBr (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos).

- Publicidade -

O Brasil é responsável por abastecer 75% do mercado mundial do suco da fruta e tem precisado de mais matéria-prima. O resultado é a alta nos preços.

Com isso, o consumidor fica refém das oscilações de mercado. Há duas semanas, o quilo da laranja pera nas bancas do Mercadão custavam cerca de 5,90.  Agora, custam quase R$ 7. E novos reajustes devem acontecer nos próximos dias devido à lei da oferta e da procura.


Preço da laranja nunca visto antes

O permissionário Edson Shimagukoro tem banca no Mercado Municipal de Campinas há 25 anos. “Acho que a caixa nunca chegou a esse preço tão alto. Esse ano tá um absurdo”. Ele aponta ainda outro problema: além de pouco produto no mercado, o que chega é laranja verde.

Os consumidores são os mais afetados. Na hora de pesar na balança, o valor impressiona. O aposentado Mauro Rodrigues escolheu só cinco, uma para cada dia da semana. “Tá bom pelo preço”.

Com informações de Paulo Gonçalves/ EPTV – Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Como observar o ‘Cometa do Diabo?’
Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?



- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -