- Publicidade -
EconomiaRevisão habilita 1,6 milhão para receber abono salarial

Revisão habilita 1,6 milhão para receber abono salarial

Abono é de um salário mínimo, equivalente a R$ 1.212

- Publicidade -

 1,6 milhão de trabalhadores foram habilitados para receber o abono salarial (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)
1,6 milhão de trabalhadores foram habilitados para receber o abono salarial (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)


O Ministério do Trabalho e Previdência informou ontem (16) que 1,6 milhão de trabalhadores foram habilitados para receber o abono salarial do PIS/Pasep.
O resultado foi obtido por meio do reprocessamento de dados da Dataprev após inconsistências ocorridas em fevereiro nos cadastros do governo federal.

De acordo com a pasta, os trabalhadores podem checar sua situação por meio do aplicativo CTPS Digital ou na plataforma de serviços do portal gov.br. O abono é de um salário mínimo, equivalente a R$ 1.212.

Os valores destinados aos beneficiados pelo reprocessamento estarão disponíveis no dia 29 de março para trabalhadores que deveriam ter recebido o benefício em fevereiro, conforme previsão no calendário de pagamento. No dia 31 de março, estará disponível o valor para quem deveria ter recebido neste mês.

Em 2022, o governo federal antecipou o calendário de pagamento do abono salarial para os meses de fevereiro e março. 

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.  

O benefício não é pago aos empregados domésticos. Isso porque o abono salarial exige vínculo empregatício com uma empresa, não com outra pessoa física. Jovens aprendizes também não têm direito.
 
*Com informações de Agência Brasil*

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -