- Publicidade -
EsportesCampineira entra para a seleção brasileira de karatê e vai para o Pan e o Sul-Americano

Campineira entra para a seleção brasileira de karatê e vai para o Pan e o Sul-Americano

Aos 36 anos, a carateca Mariana Dorigatti representará o Brasil em duas das competições mais importantes para o esporte

- Publicidade -

O karatê de Campinas vai ser representado no Pan-Americano, no Uruguai, no próximo mês, por Mariana Dorigatti. A campineira de 36 anos conseguiu uma vaga na seleção brasileira da modalidade após vencer confronto no último final de semana em Joinville (SC).

A atleta lutou na categoria sênior feminino (68 kg) e se consagrou campeã de duas lutas da final da seletiva, derrotando as adversárias de São Paulo e Rio de Janeiro por 8 a 1 e 5 a 1, respectivamente.

- Publicidade -

Com a vaga conquistada, a lutadora agora busca o título Pan-Americano em maio. Mariana também já está classificada para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em junho, na Bolívia. A disputa da seletiva nacional ocorreu conjuntamente com a primeira etapa do Brasileiro da modalidade, na qual Mariana já estava classificada.

Realização de um sonho

A carateca revelou que, chegar à seleção brasileira, era algo inimaginável para ela. “Tenho 36 anos e hoje sou a atleta mais velha na seleção. É uma idade em que, geralmente, os atletas começam a se aposentar do esporte. Mas agora eu estarei lá, na seleção principal e representando o meu país”, disse em entrevista ao acidade on Campinas.

“Agora o foco é trazer o título para Campinas e para o Brasil”, disse ela (Foto: Arquivo Pessoal)

Além disso, a lutadora revelou que sua vitória pode inspirar atletas que já passaram por episódios de lesões graves.

Atleta desde os 20, Mariana teve a promissora carreira interrompida em outubro de 2021, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em um treino.

O primeiro passo da campineira após os nove longos meses de recuperação foi competir mais uma vez como master, divisão entre 34 e 36 anos, quando foi campeã brasileira da categoria logo em seu retorno aos tatames.

- Publicidade -

Recuperada e de volta às competições seniores em 2023, a campineira conta que chegou ao Campeonato Paulista após uma classificatória regional difícil, quando perdeu por 8 x 0 para a carateca Janayna Quintanilha, vencedora da etapa, e acabou se classificando na quinta colocação.

O saldo, porém, foi positivo: venceu o Paulista, Brasileiro e agora vai representar a seleção brasileira em duas competições de alcance internacional.

“A lesão foi algo que ficou para trás. Agora o importante é vestir a nossa bandeira e trazer esse título para o Brasil. Sinto muito grata por ter saúde e a oportunidade de vivenciar essas experiências. Poucos atletas conseguem”, concluiu.

Campineira diz que os treinos se intensificaram para o Pan de karatê

Questionada sobre sua preparação para o Pan-Americano de karatê, a campineira revelou que, para manter a performance de excelência, treina todos os dias, duas vezes por dia, uma de manhã e outra de noite.

“Estou trabalhando para estar na minha melhor forma física para a competição. O Pan é daqui um mês, então o foco agora é manter a força, agilidade e potência para garantir o melhor resultado”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Patos são encontrados mortos em bosque de Limeira; veja o que se sabe

Vídeo: ônibus é incendiado em Piracicaba após morte de homem

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -