Campinas inicia a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 para gestantes e puérperas a partir da próxima segunda-feira (20). Segundo a Administração, o público estimado é de 12 mil pessoas. Para se vacinar é preciso estar com o esquema básico completo ou ter recebido uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses desde a última vacina aplicada.
A campanha de vacinação com a dose bivalente teve início no dia 27 de fevereiro, com a imunização de grupos prioritários. A vacina já está disponibilizada no município para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas.
Segundo levantamento da Prefeitura, até a última quinta-feira (16), 43.237 pessoas já haviam tomado a Pfizer bivalente em Campinas.
LEIA TAMBÉM
Saúde: Unicamp aponta queda no número de leitos na região de Campinas
Mortes por pneumonia crescem 102% em Campinas e infectologistas fazem alerta
COBERTURA VACINAL
De acordo com o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), os números são positivos, mas é importante avançar na cobertura vacinal, principalmente diante do contexto da chegada do outono e dos meses mais secos e frios.
“É importante que as pessoas procurem as unidades e tomem a vacina, porque o vírus está circulando e, com as doses atualizadas, reduzem os riscos de casos graves”, afirma Chaúla Vizeli, articuladora do Programa de Imunização de Campinas.
Ela ainda orienta que, caso alguém não se encaixe no público apto para a vacina bivalente, ainda é necessário manter o calendário vacinal contra a covid-19 atualizado com as doses monovalentes.
Em Campinas, as vacinas com o modelo monovalente estão disponíveis em todos os Centros de Saúde. Não é preciso agendamento. Chaúla ressalta que todas as vacinas contra covid-19 são seguras e protegem contra hospitalizações e óbitos.
REQUISITOS
Para ser vacinada, a pessoa deve apresentar documento com foto e número do CPF, a carteira de vacinação (se tiver). No caso dos imunossuprimidos, também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição.
Os horários das salas de vacina dos centros de saúde podem ser encontrados no vacina.campinas.sp.gov.br.
LEIA MAIS
Dia Mundial do Sono: Confira dicas para dormir melhor para prevenir ansiedade e depressão