Aguarde...

Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo: esse é o Mundo VUCA

O mundo muda demais. O cenário do novo normal que se apresenta atualmente é repleto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade o Mundo VUCA.

| ACidade ON - Circuito das Águas

Se você nasceu há mais de 20 anos, já deve ter percebido que o mundo é completamente diferente daquele que você conheceu quando criança, certo? O quadro que encontramos atualmente é denominado de Mundo VUCA: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. 

Os indivíduos das gerações anteriores ao ano 2000 tiveram de se adaptar às mudanças constantes e extremamente aceleradas para conseguir estudar, trabalhar, comprar e vender, ou seja, sobreviver nessa nova realidade.  

O conceito de Mundo VUCA (sigla em inglês), refere-se a um cenário de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, a que todos nós estamos expostos, desde o profissional registrado em carteira, até às grandes corporações, passando pelos trabalhadores informais e até mesmo os desempregados. Ou seja, todo o mercado de trabalho está em constantes mudanças.

No Mundo VUCA, vivemos um quadro em que o mercado é volátil (Volatility), ou seja, ele muda constantemente, e sem parar. Parece que toda a certeza que tínhamos no início deste ano, simplesmente desapareceu. Planos e estratégias precisaram ser modificadas, praticamente do dia para a noite.

Tudo é incerto (Uncertainty) no Mundo VUCA. Nada mais é eterno, e ninguém tem a resposta para todas as coisas. Como dito anteriormente, as certezas desaparecem diante de uma crise como a que vivemos. Conquistas, realizações, comemorações, e até sonhos, precisaram ser adiados.

Este é um cenário extremamente complexo (Complexity), de difícil compreensão e até mesmo aceitação. Como um empresário pode aceitar facilmente que seu negócio tenha as portas fechadas? Como, de uma hora para outra, o comércio não pode mais receber um visitante, um comprador ou um turista? No Mundo VUCA, há mais perguntas que respostas para toda essa complexidade.

E ele é também ambíguo (Ambiguity), tem diferentes sentidos, formas e meios de se fazer e acontecer. Em questão de dias ou semanas, muitas ideias inesperadas, fazem sucesso, crescem, vendem e se firmam no mercado. Enquanto isso, assistimos empresas e marcas famosas sendo deterioradas e caminhando rumo à falência.

O trabalhador no Mundo VUCA  

Em meio a tudo isso estamos nós, os profissionais do século 21, e precisamos estar atentos às mudanças impostas por uma sociedade que está sempre correndo e se transformando.

Não existe previsão do que possa acontecer dentro de um ou dois meses, quanto mais dentro do próximo ano. Nossa tarefa é estar atento cada dia mais, e aguardar o inesperado de uma forma que ele não nos cause tanta surpresa.

E, sem segredos, a melhor maneira de se preparar é manter-se atualizado, estudando e procurando formas de se reinventar. Sempre tentando observar os sinais do mercado, das profissões, e do futuro da economia.