Publicidade

Blogs e colunas   -   Hora do empreendedor

Invista na criação de exclusividades para o consumidor

Exclusividades para o consumidor devem ser criadas para gerar valor e promover a fidelidade da clientela. Conheça exemplos de exclusividades e inovações

| ACidade ON - Circuito das Águas -

O empreendedor que se preocupa com a satisfação do cliente deve ter em mente que as exclusividades para o consumidor fazem toda a diferença para um negócio.

Quanto mais exclusividades para o consumidor, maior é o destaque que uma marca ou empresa possui no mercado. 

Exclusividades são diferenciais competitivos

Nos últimos anos vimos uma conversão do mercado e da preferência dos consumidores.

Se antes as indústrias ofereciam produtos para as massas, agora as pessoas estão se interessando cada vez mais pela originalidade e pela customização.

O público vai procurar formas diferentes de comprar, de provar um produto, de contratar um serviço, e de se relacionar com uma marca.

Então, o empreendedor deve investir em criar novidades e exclusividades para o consumidor.

Exclusividades para o consumidor e demais diferenciais competitivos podem ser motivos para uma nova, e excelente, experiência do usuário.

Quais as exclusividades e os diferenciais competitivos que só o seu comércio pode ter a partir de agora? Em que você pode se destacar?

Pense exatamente naquilo que você já fazia e era bom, e era aceito e elogiado pelo público, e que agora pode ser melhorado para atender demandas mais exigentes.

Cada dia mais os consumidores buscam por inovações no atendimento e experiências diferenciadas que se traduzem em sensações positivas, tanto no online quanto no offline.

Sendo assim, uma boa impressão causada em um indivíduo do seu público-alvo pode ajudar a transformá-lo mais rapidamente em um cliente.

Exemplos de grandes players 

As grandes empresas têm muito a ensinar aos pequenos empresários e aos empreendedores que estão iniciando a carreira.

Seguir o exemplo dos grandes players e tentar se conectar com o público entregando valor a ele de forma gratuita, ou parcialmente gratuita, é uma boa dica de enfrentamento à crise.

Entre algumas das inúmeras possibilidades de exclusividades que você pode criar, estão: 

  • Brindes 
  • Combos 
  • Descontos 
  • Cartão fidelidade

Esses são exemplos de ferramentas e ações que podem dar exclusividades e diferenciais, gerando valor ao seu cliente.

Sendo assim, ações de marketing dessa natureza podem ser utilizadas para incentivar a recompra do seu cliente.

Além disso, a marca pode até mesmo ganhar do cliente publicidade e divulgação em suas redes sociais, por exemplo.

Exclusividades podem ser ações simples 

Diferentemente do que se pode imaginar, criar inovações e oferecer exclusividades ao público comprador podem nascer de ações simples de pequenos comerciantes.

Às vezes, uma boa dose de coragem pode valer mais que investimentos em publicidade ou recursos tecnológicos, por exemplo.

Unir esforços e firmar parcerias com comerciantes de outros setores pode ser outra forma de agregar valor aos seus produtos.

Por exemplo, seu restaurante pode se associar a uma doçaria para entregar sobremesa ao seu cliente.

Se você possui uma loja de camisetas, uma parceria interessante é com uma loja de sapatos, anunciando a venda de um combo com desconto na internet.

E o mesmo vale para profissionais autônomos, quer ver só?

Uma união entre um nutricionista e um psicólogo pode ajudar pacientes de ambos a superarem esse momento difícil e de grandes incertezas.

Por falar em ajuda mútua, empresários e empreendedores podem colaborar com ONGs e outras instituições para promover o bem-estar a centenas de indivíduos.

Ou seja, é dever e responsabilidade social das empresas e dos empreendedores, ajudarem famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além de ajudar a promover e destacar sua marca, o mais importante é provocar um impacto social positivo na vida e na realidade de muitas pessoas.

No mais, ações como essa também se convertem num importante diferencial competitivo, especialmente em momentos de crise.

É necessário perceber quais diferenciais competitivos e exclusividades podem garantir maior satisfação do cliente.

Desta forma, o empresário tem à disposição mais ferramentas para atuar, mesmo com seu comércio fechado ou em funcionamento parcial.

Portanto, a busca por criar diferenciação e exclusividades para o consumidor pode ser uma excelente saída para o seu negócio. 

 

HORA DO EMPREENDEDOR
Ibraim Gustavo:
Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Cursando MBA em Empreendedorismo e Inovação. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador da Freestory.

Hora do empreendedor

Sobre o colunista

Ibraim Gustavo - Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. É também escritor, roteirista e radialista, e possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas), e no programa Restartse (StartSe). Sócio-fundador e Head de Criação e Inovação da Freestory.

Publicações



Facebook



Publicidade

Publicidade