Aguarde...

cotidiano

Sabor do café faz de Serra Negra ainda mais especial

Estância hidromineral se destaca no cultivo e tem produtor premiado em concurso estadual de qualidade no Estado de São Paulo

| ACidade ON - Circuito das Águas

A estância de Serra Negra planta cafés especiais  (Foto: Divulgação)
 A estância hidromineral de Serra Negra possui uma tradição centenária no cultivo de café. Com propriedades rurais de diversos tamanhos, o município tem se destacado na produção do grão torrado nos últimos anos. Segundo o engenheiro agrônomo e consultor de café, Jonas Leme Ferraresso, a região é propícia para a plantação do cafeeiro. 

"O clima de montanha ameno e a tradição centenária na produção de café na cidade são dois dos fatores que fazem com que os cafés se destaquem", afirma Ferraresso.

De acordo com dados do Censo Agropecuário do IBGE mais recente, publicado no ano de 2017, há 299 estabelecimentos agropecuários e produtores de café com mais de 50 plantas na cidade, e a produção é diferenciada.

"Os cafés da cidade são de alta complexidade, com sabores frutados, acidez média, caramelo e finalização longa e sedosa. Isso é mais ou menos a média do que se encontra aqui, mas cada produtor produz café com algumas variáveis além dessas", salienta Jonas.

O engenheiro agrônomo ainda explica que Serra Negra tem se destacado nos concursos regionais e estaduais nos últimos oito anos, mas o potencial de qualidade já existe na região há anos.

"Em 2015, a cidade ganhou o prêmio de melhor café do estado de São Paulo e praticamente todos os anos têm conseguido uma classificação entre os melhores cafés do estado", comenta.

Neste ano de 2020, o Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista realizou a sua 13ª edição em Amparo, e contemplou produtores das nove cidades que compõem a região.

Tradição familiar

O produtor Roberto Marchi é dono do Sítio São Geraldo e representa a quarta geração de sua família a cultivar o café. Descendente de imigrantes que vieram ao Brasil para trabalhar nas fazendas, Roberto está na lavoura desde seus 12 ou 13 anos de idade.

Ao lado da esposa e de dois ajudantes, ele cultiva cafés especiais e orgânicos. O destaque para o seu grão está no corpo licoroso, na acidez média e cítrica, composto por passas e caramelo, além de ser frutado e possuir uma finalização suave.

O morador de Serra Negra já havia participado de alguns concursos regionais anteriormente, mas foi neste ano que teve maior destaque ao conquistar o segundo lugar no 13º Concurso de Qualidade do Café do Circuito das Águas Paulista.

Com a classificação regional, Roberto Marchi foi selecionado para participar do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo Prêmio Aldir Alves Teixeira, onde conquistou a 2ª posição na categoria de Café Natural.

"Ficamos muito felizes. Temos um carinho muito especial por esses cafés, desde a lavoura. Isso a família faz junto. É de domingo a domingo. Quando estamos na colheita, não tem dia ou hora, e fazemos com muito amor", destaca o produtor.

Concurso do Circuito das Águas

Em busca de valorizar a produção de café da região do Circuito das Águas Paulista, o Sindicato Rural de Amparo decidiu criar o concurso regional de qualidade do grão. De acordo com o presidente do sindicato, Marcelo Toledo, os produtores locais costumavam se deslocar até Espírito Santo do Pinhal para conseguir compradores. "Com isso, a origem sumia e virava tudo café de Espírito Santo do Pinhal", complementa Marcelo.

O concurso realizou a sua 13ª edição neste ano e tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), sendo responsável por selecionar os produtores regionais melhores classificados para o Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.

Os produtores rurais interessados podem se inscrever em edições futuras, desde que contemplem os pré-requisitos publicados no regulamento anual do concurso. "Tem que ser um bom produtor e deve preparar esse café com um diferencial para poder se destacar no concurso", finaliza o presidente do Sindicato Rural de Amparo.  



 



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON