Aguarde...

cotidiano

Amparo anuncia volta às aulas presenciais para segunda

Retomada começa apenas para alunos dos 3º, 4º e 5º anos no ensino fundamental I e da EJA; veja regras

| ACidade ON - Circuito das Águas

Aulas presenciais estavam suspensas desde o ano passado (Foto: Divulgação)
A secretaria de Educação de Amparo anunciou, nesta quinta-feira (25), que as aulas presenciais da rede municipal de ensino serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (1º). Com capacidade de 25% dos estudantes nas salas, a volta está autorizada apenas para os 3º, 4º e 5º anos no ensino fundamental I e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Além de limite de alunos nas salas, as aulas ocorrerão em jornada reduzida de quatro horas diárias, com entradas e saídas dos alunos escalonadas, a fim de evitar aglomerações. 

"Vale destacar que cada escola será responsável pela organização de horários para que a capacidade máxima seja cumprida, portanto não há a garantia do atendimento imediato", informa a prefeitura em nota. 

Já as atividades para os estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental serão retomadas a partir do dia 15 de março, também com capacidade de 25%. As aulas das creches municipais e da pré-escola estão previstas para retornarem presencialmente no mês de abril, e nas escolas particulares a volta está autorizada desde o dia 8 de fevereiro. 

CONFIRA AS MEDIDAS 

Segundo a Prefeitura, todas as medidas de higiene e distanciamento serão cumpridas nas unidades escolares. Dentre as medidas destacadas pelo Executivo estão:
*Escolas deverão disponibilizar álcool gel para todos os alunos;
*As carteiras dentro das salas de aulas serão espaçadas com distância mínima de 1,5 m;
*Merenda será realizada com pratos prontos para cada criança, evitando que elas tenham contato próximo entre si;
*Transporte escolar funcionará com capacidade reduzida, com média de seis alunos por van.
*A Secretaria de Educação irá monitorar diariamente, juntamente com a Fiscalização Sanitária, a saúde e sintomas dos funcionários e alunos das escolas, a fim de evitar qualquer possível transmissão do coronavírus

RETORNO É OPCIONAL 

De acordo com a prefeitura, o retorno presencial é opcional às famílias de cada aluno, mas o acompanhamento das aulas, seja presencial ou remoto, é obrigatório. 

Além disso, as famílias que decidirem a favor da volta às aulas presenciais posteriormente terão que na semana que vem aguardar a organização e o posicionamento da escola quanto à data de início do aluno.  

ESCOLAS ESTADUAIS TAMBÉM RETORNAM 

As aulas presenciais das escolas estaduais também serão retomadas no dia 1 de março, em Amparo, de acordo com o plano de retomada orientado pela Diretoria Regional de Ensino de Mogi-Mirim. Nas entidades filantrópicas, as aulas têm início na mesma data, com alunos do ensino fundamental, e com as mesmas regras e protocolos sanitários. 

(*Por Letícia Lemos com supervisão de Ivan Lopes)


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON