Aguarde...
ON Adventure - ACidade ON

Vertical Adventures apresenta

bora ligar o modo on
em nossas aventuras

ON Adventure

Skatista testa dispositivo para aumentar a segurança no Half Pipe.

Um sistema usado em trabalho em altura, conhecido como linha de vida, segura o atleta e evita acidentes.

| ON Adventure

Praticantes do skate vertical, modalidade praticada no "Half Pipe", aquela rampa curva dos dois lados em que o skatista salta subindo e desce verticalmente. Resolveram testar um sistema usado em trabalho em altura (ou NR 35), conhecido como "linha de vida", que em geral é um sistema de suspensão com uma corda ou cabo de aço que, em caso de queda, segura o trabalhador ou, nesse caso, o atleta.

Improvisaram mastros parecido com os de rede para vôlei, um cabo de aço ligado horizontalmente entre eles, e nesse cabo corre uma roldana que se desloca para os dois lados, acompanhando a trajetória do skatista. Nessa roldana foi ligado um cabo com absorvedor de energia a um colete que o atleta veste.

O resultado foi um sistema que, em caso de queda do praticante, ele é segurado e não atinge o chão ou base da rampa. Isso evita que o atleta se machuque.

No entanto, é necessário avaliar o quanto de liberdade de movimento esse sistema pode tirar de quem o usa. De qualquer forma, é uma grande ideia que pode elevar cada vez mais a segurança dos esportes com certo grau de risco, como o skate vertical.  
 
CONFIRA O VÍDEO ABAIXO