Aguarde...

ACidadeON

Voltar

colunistas e blogs

Essa matéria é para você que insiste em ficar segurando o xixi

Todo mundo sabe que não é bom segurar o xixi, mas aposto que você não imagina os reais motivos para não fazer mais isso

| ACidadeON/Ribeirao

Não segure o xixi
 

 

Você é daquelas pessoas que costumam passar o dia todo sem ao menos ir ao banheiro uma vez para fazer xixi? Se você possuí esse hábito, está na hora de parar agora! Fazer isso pode causar problemas que você nem imagina. 

O organismos produz o xixi com o simples objetivo de purificar o nosso organismo, nele são eliminadas substâncias que estão em excesso no corpo. Também eliminam microrganismos que ao se acumularem podem favorecer o surgimento de algumas doenças. 

Confira os motivos para não segurar o xixi por muito tempo: 


Infecção de urina - No nosso sistema urinário possuem bactérias e fungos que se permanecem lá por muito tempo podem se proliferar e resultar em infecção. Sem contar que quando a urina é acumulada por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante o ato de fazer xixi o que pode deixar ainda um pouco de urina na bexiga, e isso também favorece a infecção. 

Incontinência Quando você segura o xixi por muito tempo, a bexiga tem dificuldades para relaxar completamente. Por conta desse hábito de fazer força para prender a vontade, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, aí a região acaba comprometida, causando a incontinência.  


Formação de pedras nos rins e na bexiga normalmente quem tende a segurar o xixi toma pouca água, e a falta de hidratação é um dos principais causadores de pedras nos rins, além o fato da urina ficar sempre acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados na urina sedimentem e permaneçam no sistema urinário, criando cálculos.
O segredo para evitar é hidratação sempre e claro, para de segurar o xixi. Beba 2 litros de água por dia no mínimo e faça xixi no mínimo de 4 em 4 horas.

Mais do ACidade ON