Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Sobre a Café Week 2018

Estamos vivendo a Terceira Onda do Café. O surgimento de cafeterias que investem em alta qualidade de insumos e preparos, o lançamento de novas marcas de grãos e o hábito pela procura de produtos diferenciados são algumas das características desse momento.

Pensando nisso, o portal ACidade ON idealizou a Café Week, uma semana que tem como objetivo principal estimular o consumo da bebida, as reuniões em torno das cafeterias locais e a experiência de consumir um bom café.

Entre os dias 29 de outubro e 04 de novembro, as principais cafeterias de Ribeirão Preto estarão de portas abertas com dois tipos de menús nos valores de R$9,90 e R$14,90.

Confira os estabelecimentos participantes e viva a experiência de um bom café: (nome dos estabelecimentos)


Conheça as 3 ondas do café:

A Primeira Onda

A Primeira Onda do Café surgiu a partir do final do século XIX e começo do século XX, quando houve um aumento significativo do consumo da bebida no mundo todo.
No início, o consumo do café estava associado ao estímulo de energia decorrente da cafeína presente na bebida e os cafés não prezavam a qualidade nos grãos e na torra.


A Segunda Onda

Com o início da Segunda Onda surgiu um movimento de conscientização sobre a origem e a diferenciação de cada tipo de café.

Aqui, passou-se a entender que cada café de cada país possui características próprias. Além disso, o processo de torra passou a ser encarado com mais propriedade, já que se descobriu que cada tipo de torra leva a bebidas com perfis sensoriais diferentes.

Foi também na Segunda Onda que o espresso se popularizou. O consumo dessa variedade aumentou consideravelmente por todo o mundo.

Com essa Onda, o café deixou de ser somente uma bebida com funcionalidade estimulante e passou a ser uma bebida apreciada pelos consumidores.

 

A Terceira Onda

Chegamos à Terceira Onda e com ela a valorização do produto, com cafés especiais e selecionados.

Nessa onda, valoriza-se a bebida desde o seu plantio, colheita, torra até o modo de preparo – levando assim a uma experiência que atenda as expectativas dos mais exigentes consumidores.

O espresso continua tendo o seu espaço, embora seu modo de preparo seja diferente nesta nova Onda: um preparo mais manual e cuidadoso.

A forma de consumo também impacta nessa nova era. Cada vez mais estabelecimentos especializados na bebida estão surgindo, proporcionando aos apreciadores do café uma nova e rica experiência de consumo.

Seja bem-vindo a Café Week.