Aguarde...

colunistas e blogs

Hilário Bocchi

Trabalhador pode somar duas atividades para a aposentadoria

O valor da aposentadoria pode dobrar para quem teve mais de uma atividade de contribuição previdenciária

| ACidadeON/Ribeirao

Quando o trabalhador exerce mais de uma atividade no mesmo mês ele é obrigado a contribuir para o INSS em cada uma delas, mas na hora de solicitar a aposentadoria a Previdência não somava essas contribuições.

Mas agora isso mudou! Um alívio para quem vai se aposentar, porém quem já se aposentou vai precisar correr atrás do prejuízo.

Para algumas profissões essa é uma situação comum, múltiplos registros. Por exemplo: médicos, enfermeiros, dentistas, corretores de seguros, professores, motoristas autônomos e de transportes de cargas, dentre outros.

Em várias profissões os trabalhadores atuam para mais de uma empresa ou por conta própria. E, na maioria das vezes, têm seus benefícios concedidos com valor bem menor em relação às contribuições que faz mensalmente.

A lei mudou recentemente e está garantindo este direito, no entanto, a Justiça já vinha (desde 2003) oferecendo esta conquista, garantindo a somatória das contribuições.

Como solicitar
Os profissionais que exercem mais de uma atividade com contribuição devem solicitar ao INSS o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e encaminhá-lo para um especialista.

A mesma dica vale também para quem já se aposentou e quer aumentar o valor do benefício e para quem está programando a aposentadoria, essa organização vai ajudar a planejar o valor futuro do benefício.


Caso tenha dúvida ou sugestão, fale comigo. Clique aqui!



Mais do ACidade ON