Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Tom Jobim dizia que o Brasil não é para principiantes.

Água

| ACidadeON/Ribeirao

Tom Jobim dizia que "o Brasil não é para principiantes". Vamos a um exemplo. No nordeste, a água em falta está na pauta dos governantes em boa parte do ano. Já no sudeste, o assunto é o conjunto de inundações. Depois de bom tempo sofrendo as agruras da falta de água, começamos a tomar consciência de que as florestas prestam um serviço ambiental de regulação e de segurança hídrica à população embora no ano de 1 910 o presidente Hermes da Fonseca tenha criado o DNOCS, autarquia responsável por construção de açudes. Apesar disto, não disseminamos consciência de cultivarmos respeito ao meio ambiente e preservação das reservas florestais.
Sabemos que o ciclo hidrológico movimenta há milênios a mesma quantidade de água. Mas precisamos ter consciência também de que, se a quantidade de água é sempre a mesma, o número de pessoas tem aumentado muito, conforme mostram, com insistência, os censos demográficos. Logo, diminuí a quantidade média de água por pessoa. Daí a necessidade de economizarmos este precioso ativo. Infraestrutura galerias de água pluvial e antigas tubulações de água, avariadas, que permitem vazamentos torna inútil o ato de fecharmos as torneiras porque este ato não basta. É necessário cuidar da oferta de água onde ela nasce. E não temos este cuidado até por desconhecimento. Aliás, o filósofo alemão W. Goethe, já nos dizia que "a maior parte de nossos problemas oscila entre a ignorância e a negligência". No caso, tanto nossa como de nossos governantes. Segurança hídrica precisa deixar de ser política de governo que é transitória e ser erigida à condições de política de Estado. Que é perene.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários