Aguarde...

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

O ritmo de crescimento da frota de veículos na região metropolitana

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    O crescimento da frota de veículos dos cinquenta e quatro municípios que embora pertencentes ao nordeste paulista, não fazem parte dos trinta e quatro que compõem a região metropolitana de Ribeirão Preto, no arco do tempo, de janeiro de 2006 a janeiro de 2020, foi de 119,23%, expansão média que foi analisada no DOC ON de domingo, dia 08/03/2020. Hoje, analisando os trinta e quatro municípios que compõem a região metropolitana de Ribeirão Preto, vide quadro abaixo, no mesmo período de janeiro de 2006 a janeiro de 2020, verificamos que o crescimento médio foi muito próximo da expansão média dos cinquenta e quatro municípios anteriores. É que a frota de veículos da região metropolitana cresceu 114,57% contra 119,23% dos cinquenta e quatro municípios. 

.
    Outra similaridade é que cinco dos municípios menos populosos, Santa Cruz da Esperança, Taquaral, Serra Azul, Guatapará e Barrinha, também estão entre os primeiros que mais viram crescer, em termos relativos, a frota de veículos automotores. Enquanto isso, dois os três municípios mais populosos da nossa região metropolitana, Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal, estão também entre os que ficaram para trás quanto ao crescimento relativo da referida frota. Também quanto a média de expansão, nove municípios dos quais dois estão entre os três mais populosos, Taiúva, Batatais, Mococa, São Simão, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Monte Alto, Orlândia e Santa Rita do Passa Quatro, tiveram crescimento da frota de veículos abaixo da média de toda região.
    Esta é uma das outras singularidades que nós buscamos iniciar a investigação para tentar entender a relação que há entre uma coisa e outra. Claro que existe. Mas é preciso uma análise mais detida para sabermos as causas e as razões que determinam e que desembocam nesse fato notório e notável.