Aguarde...

colunistas e blogs

Vicente Golfeto

Frota de veículos I

Confira a análise no texto do professor Vicente Golfeto

| ACidadeON/Ribeirao

Vicente Golfeto, colunista do ACidade ON (Foto: Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
    No primeiro semestre do corrente ano de 2020 de janeiro a junho em cotejo com o mesmo período de 2019, a frota formal de veículos automotores nos trinta e quatro municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto cresceu 2,52%. Como veremos, foi a mesma variável positiva apresentada pelos outros cinquenta e quatro municípios que somados aos
trinta e quatro da citada região metropolitana perfazem todo o nordeste paulista. 

.
Detendo-nos, hoje, nos números dos municípios da região metropolitana, vemos que se confirma mais uma vez o fato segundo o qual os três municípios mais populosos estarem entre aqueles que menos expandem a sua frota formal. Todos os três Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal ficaram abaixo de 2,52%, média da região. Aliás, abaixo desta média, como podemos constatar através do quadro, ficaram apenas oito dos trinta e quatro municípios da região metropolitana. São eles: Batatais, Orlândia, Sertãozinho, Jaboticabal, Morro Agudo, Pitangueiras e Ribeirão Preto. 

    Esses números indicam caminhos que podem ser tomados quando se elabora o plano diretor estratégico para um município. Mas estes números também iluminam possível decisão de empresários dentro de opções de geomarketing quanto a localização de filiais de unidades de venda e de compra de veículos automotores. É uma maneira de se pegar carona na vocação e na tendência do município em tela.