Publicidade

Conteúdo Patrocinado

ACidade ON - Ribeirão Preto
  •  

Unimed Ribeirão Preto é uma das 10 melhores operadoras de saúde do País

Três conquistas de credibilidade em esfera nacional comprovam um trabalho focado na excelência, sustentabilidade e no cuidado primoroso com as pessoas


Três certificações de alta credibilidade, duas delas emitidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
 

Há 50 anos, o trabalho contínuo realizado de maneira profissional, sustentável, ética e com foco na qualidade assistencial e no respeito ao ser humano, faz da Unimed Ribeirão Preto uma referência local e regional na prestação de serviços na área da saúde. Recentemente, essa referência ganhou amplitude nacional - prova disso é o reconhecimento que a operadora acaba de receber: três certificações de alta credibilidade, duas delas emitidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão governamental que regula o setor em todo o País, vinculado ao Ministério da Saúde, além de obter a recertificação internacional da consultoria GPTW - Melhores Empresas para Trabalhar.  

Expansão do Hospital Unimed Ribeirão Preto: local abrigará uma nova maternidade.

 

Na visão do presidente da Unimed Ribeirão Preto, o médico Gustavo Ribeiro de Oliveira, a conquista de três certificações tão importantes, tanto na área da saúde quanto no ambiente corporativo, demonstra a força e a relevância da instituição no cenário de saúde nacional como modelo de assistência e de gestão exitosos. 

A primeira conquista foi no IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), em que a cooperativa médica atingiu nota máxima. A avaliação é realizada pelo Programa de Qualificação de Operadoras da ANS que calcula o desempenho de empresas de planos de saúde em todo território brasileiro em quesitos como o cuidado com a saúde dos clientes, gestão econômico-financeira da operadora, a estrutura de operação e satisfação do usuário. Neste mesmo índice (IDSS), a ANS divulgou que a Unimed Ribeirão obteve nota máxima e foi classificada entre as 10 melhores do país: 680 operadoras foram avaliadas. 

Unidade de Terapia Intensiva Hospital Unimed Ribeirão Preto: acompanhantes 24h por dia.
 

A segunda conquista foi a acreditação em nível ouro, na chamada RN 452 (Resolução Normativa 452), que também coloca a empresa no topo de referência. A certificação é concedida através do Programa de Acreditação de Operadoras da Agência Nacional de Saúde. Somente seis operadoras brasileiras conquistaram a acreditação nível 1 (máximo), sendo todas do sistema Unimed. A RN 452 valida as boas práticas para gestão organizacional e em saúde, por meio de 169 indicadores, cujo objetivo é garantir o melhor atendimento aos beneficiários.  

"Essa certificação indica que a Unimed Ribeirão Preto está conectada em tempo real com as exigências de qualidade propostas pela ANS. Estamos entregando todos os requisitos indicados, o que reforça a marca da nossa cooperativa no segmento da saúde", destaca o presidente da Unimed Ribeirão Preto. 

A terceira grande conquista, que também é mais um diferencial, foi a recertificação internacional da consultoria Great Place to Work (GPTW). O GPTW reconhece, em âmbito global, a qualidade das práticas de gestão de pessoas e a maturidade organizacional das empresas, destacando aquelas que cultivam ações de melhoria contínua em seu ambiente de trabalho. 

"As três certificações provam que nossa gestão é baseada no profissionalismo que trabalha pela valorização dos médicos, clientes e colaboradores, cuidando das pessoas de forma competente, ética, sustentável e transparente", enfatiza Julio Cesar Paim, CEO e diretor geral da Unimed Ribeirão Preto.  

Indicadores do Desenvolvimento

A trajetória da gestão da cooperativa fundamentou e possibilitou a conquista da tríplice coroa de certificações. Desde sua fundação, há 50 anos, a Unimed Ribeirão Preto sempre se preocupou com a qualidade da assistência prestada aos seus beneficiários. Há quatro anos, foi implementada importante reforma administrativa e uma mudança no modelo de gestão que promoveram grandes expansões e um significativo crescimento, mesmo em um cenário nacional de crise e num mercado competitivo. 

Como parte desta nova postura foi criada a posição do CEO na estrutura organizacional da empresa, fundamental para privilegiar o profissionalismo na gestão e a implementação das melhores práticas e Governança Corporativa. Foram realizadas reformas em várias áreas administrativas como no marketing, compras e suprimentos, administração hospitalar e na área de recursos humanos. 

As boas práticas de Governança existentes foram aperfeiçoadas, com ampla conscientização da importância da ética e do compliance em todas as áreas da empresa. Os processos internos foram cuidadosamente verificados e o projeto estratégico de expansão de negócios, que incluiu o aumento da verticalização de serviços, foram importantes alicerces dessas conquistas recentes. Destaca-se também a estruturação de programas de atenção integral à saúde e cuidados preventivos. Acompanhando a evolução tecnológica, foi criado o serviço próprio de telemedicina e implementado o sistema de biometria facial, visando a segurança de seus beneficiários.  

Laboratório Unimed Ribeirão Preto: localizado na região central da cidade, na Avenida Nove de Julho, 668.
 

No cooperativismo médico, a valorização do corpo clínico é prioridade e constitui outro importante alicerce para as conquistas alcançadas. O processo de valorização vai além da remuneração médica e foi adotado um modelo misto em que a performance individual tem efeito direto na participação do resultado. Há um robusto programa de atualização médica, incentivado pela cooperativa, além de ações de cuidado e amparo aos médicos e profissionais de saúde. Nos recursos humanos, a conclusão do programa de estruturação de carreiras, as ações de educação continuada, de desenvolvimento de lideranças e avaliação individual de colaboradores ajudaram a fortalecer os valores da instituição e a promover um ambiente de trabalho bastante saudável. 

Nas expansões de estruturas destacam-se a construção, em Sertãozinho, de um Centro de Atenção à Saúde (com mais de 7 mil m²), Laboratório próprio na região central de Ribeirão Preto, um novo e amplo Centro de Reabilitação para adultos e para crianças, arrendamento do Hospital São Paulo (90 leitos) e duplicação do hospital próprio que passará de 130 para 260 leitos. Nessa ampliação, com inauguração prevista para 2022, o Hospital Unimed abrigará uma nova maternidade. 

Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar: em breve, população de Sertãozinho terá atendimento ampliado.
 

Nesses quatro anos de gestão profissionalizada também houve expressivo crescimento na carteira de clientes diretos que passou de 129 mil para quase 160 mil, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds. O faturamento, no mesmo período, passou de R$ 700 milhões para, em 2021, superar a marca de R$ 1 bilhão. 

Gustavo Ribeiro de Oliveira.
 

"As três qualificações recém obtidas premiam o olhar diferenciado que a nossa empresa tem com o cliente e com a gestão, o que comprova que estamos focados na melhoria constante da prestação de serviços médicos".  - Gustavo Ribeiro de Oliveira, presidente da Unimed Ribeirão Preto. 

Julio Cesar Paim.
 

"A Unimed Ribeirão Preto tem passado por importantes processos de certificações. Diversas áreas e aspectos têm sido avaliados e, felizmente, o trabalho incansável tem seu resultado refletido na conquista de importantes validações". - Julio Cesar Paim, diretor geral e CEO da cooperativa médica

Publicidade

Outros Conteúdos

Unimed Ribeirão Preto é uma das 10 melhores operadoras de saúde do País

Publicidade