Após a confirmação da fase vermelha em todo o Estado de São Paulo após as 20h e nos fins de semana e feriados, anunciada pelo governo paulista no início da tarde desta sexta-feira (22), a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) afirmou, em nota, que a medida mais restritiva da quarentena pode provocar aglomeração das pessoas impedidas de irem a bares e restaurantes.
“Determinar o fechamento de bares e restaurantes aos finais de semana pode se mostrar inócuo se não houver capacidade de fiscalização para impedir e encerrar festas e quaisquer outros tipos de aglomerações não permitidas. Além disso, a medida vai lançar para aglomerações, um público que frequentava de forma segura os bares e restaurantes”, disse a associação.
LEIA MAIS – Laranja e vermelha: Veja como fica a quarentena em Ribeirão
A Acirp ressaltou que com o diálogo entre o Executivo estadual, a sociedade e os poderes públicos municipais poderia ser traçada uma estratégia mais eficiente de combate à pandemia.
Na nota, a entidade também afirmou que o Ribeirão permaneceu por mais de 100 dias na fase amarela, “com pleno funcionamento do comércio”, e que a situação de casos e internações ficou estável na cidade.
“Portanto, entendemos que é necessário combater o que realmente está causando o aumento de casos”, disse.
A Acirp ainda lamentou que uma parte da população não está conscientizada sobre os cuidados com o novo coronavírus e que isso se reflete na sobrevivência das famílias que dependem do trabalho no comércio.
Sindicato
O Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) também se manifestaram em nota de imprensa sobre a fase vermelha e afirmaram discordar da restrição no horário de funcionamento dos estabelecimentos.
“Continuamos discordando da restrição de horário de funcionamento como forma de conter a disseminação do coronavírus. Ao contrário disso, já está provado tecnicamente que, com menos tempo de funcionamento, a concentração de pessoas acaba sendo maior”, disse.
As entidades confirmam a reativação do drive-thru na Esplanada do Theatro Pedro II, das 9h às 17h, apenas aos sábados.