Um projeto desenvolvido por alunos das escolas municipais de Morro Agudo, a cerca de 70 quilômetros de Ribeirão Preto, presta uma homenagem às pessoas que morreram com a covid-19 na cidade.
Neste mês de setembro, mudas de árvores nativas da região estão sendo plantadas em uma área ao redor de um lago e cada uma recebe uma placa com o nome de uma vítima. O local foi batizado de Jardim da Saudade.
A iniciativa é da assessora Educacional, Carla Moraes. Ela explica que as placas foram confeccionadas pelos próprios alunos e entregues aos familiares para o plantio. “Planejamos desde janeiro que faríamos as homenagens às vitimas da covid-19, então nós colocamos o nome de plantio da saudade, transformando a tristeza em natureza”, conta.
A dona de casa, Núbia de Paula, perdeu a mãe para a covid-19 e fez o plantio de uma espécie Palmeira Macaúba no local. O ato pode ser simbólico, mas é cheio de significados para ela. “Eu estou fazendo uma coisa que ela gostava. Ela gostava de plantar. Terra era tudo para ela, aonde ela estava queria plantar uma mudinha”, disse.
A professora Silmara de Moraes, vizinha do Jardim da Saudade, conta que o plantio será muito importante para a região. “Aqui temos um rio que abastece a lagoa e precisamos da mata ciliar para proteger ele. Então, essas pessoas estão sendo homenageadas e, essas árvores, vão proteger o rio e devolver o ar pura para nós”, finaliza. (Com EPTV)
VEJA TAMBÉM – Vídeo: Fêmea de veado invade borracharia em cidade da região