O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (16), durante uma visita ao estado da Bahia, que o Governo deve decretar o fim da pandemia até dia 31 de março. Segundo ele, a ideia do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é mudar o status da pandemia para endemia.
“A tendência do Queiroga, que é autoridade nesta questão, tem conversado na Câmara de Deputados, parlamentares, também o Supremo, que é o órgão federal. A ideia é que até o dia 31, é a ideia dele, passar de pandemia para endemia e vocês vão ficar livres da máscara em definitivo”, revelou.
A pandemia da Covid-19 foi decretada oficialmente no mundo, em março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão internacional vem reiterando que mesmo com a queda do número de casos e mortes, a pandemia está longe de terminar.
No Brasil, a situação epidemiológica controlada levou inúmeros municípios a liberarem o uso de máscaras em ambientes abertos. O uso do acessório, no entanto, ainda é recomendado para pessoas imunocomprometidas e transplantados.
VEJA TAMBÉM – Saúde de SP anuncia 4ª dose da vacina da covid para idosos