- Publicidade -
coronavirusContraprova analisa casos da variante delta em Ribeirão Preto

Contraprova analisa casos da variante delta em Ribeirão Preto

Cepa da Índia já foi confirmada em profissional da saúde que trabalha em Ribeirão e mora em Serrana; Mais oito casos estão em investigação

- Publicidade -

Imagem: ACidade ON

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto aguarda o resultado da contraprova de exames para detectar oito casos de covid-19 provocados pela variante delta, conhecida como cepa da Índia.  
 
Os casos foram encontrados inicialmente pelo laboratório do Supera Parque, responsável pelo exames de covid-19 da rede pública de saúde de Ribeirão Preto. No entanto, para obter uma informação precisa sobre a variante presente em oito exames, as amostras foram encaminhadas ao Hemocentro para análise de sequenciamento genético.  
 
Em nota, divulgada na última sexta-feira, 20 de agosto, a Secretaria Municipal da Saúde não informou detalhes sobre os casos suspeitos e se a transmissão já estaria ocorrendo de forma comunitária. Estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro já confirmaram a transmissão comunitária da covid-19 causada pela delta – transmissão comunitária é quando a origem do contágio não é identificada.
 
 
Não é o primeiro 
 
Se os oito casos da delta realmente se confirmarem, não será exatamente uma novidade. Na semana passada, a Secretaria Municipal da Saúde de Serrana confirmou o primeiro caso da delta na região. Trata-se de uma mulher, que atua na área da saúde. Ela mora em Serrana, mas trabalha em Ribeirão Preto (saiba mais clicando aqui).
 
 
O que diz a ciência? 
 
Estudos sobre a cepa delta, identificada pela primeira vez na Índia, apontam para uma transmissão em maior escala. O Rio de Janeiro, considerado epicentro da delta no Brasil, já sofre com a elevação de internações após um período de queda. 
 
As autoridades de saúde temem que a delta provoque uma terceira onda de covid-19. Ainda não está claro o comportamento de todas as vacinas na prevenção da nova cepa. A CoronaVac, no entanto, mostrou resultados promissores (clique aqui e saiba mais). 
 
 
MAIS: Posso morrer de covid-19 mesmo depois de vacinado? Clique aqui e entenda 

- Publicidade -

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -