Nesta quinta-feira (17), alunos de dez escolas da rede municipal estão no ensino remoto, por conta de casos de covid-19. De acordo com a secretaria da Educação, o fechamento das salas ocorre após determinação da Secretaria da Saúde, em atenção ao protocolo de segurança contra a doença.
LEIA MAIS – Veja as regras para contenção da covid nas escolas de Ribeirão
Entre as escolas que seguem com ensino remoto, está a Eduardo Romualdo de Souza, na Vila Virgínia, que enfrenta a situação desde a semana passada – lembrando que as aulas na rede municipal tiveram início no dia 3 de fevereiro.
As outras escolas afetadas são:
Emef. Professor Alfeu Luiz Gasparini;
Emef. Professor Anísio Teixeira;
Emef. Professor Eduardo Romualdo de Souza;
Emef. Professora Elisa Duboc Garcia;
Emef. Professor Honorato de Lucca;
Emef. Vereador José Delibo;
Emef. Professora Neuza Michelutti;
Emef. Professor Paulo Monte Serrat Filho;
Emef. Professor Raúl Machado;
Emef. Professor Salvador Marturano.
Segundo a secretaria da Educação, essas unidades de ensino não estão totalmente fechadas, já que algumas turmas, nas quais os alunos e professores não tiveram diagnóstico de covid-19, continuam com ensino presencial.
Mudança no protocolo
Na última quarta-feira (16), durante entrevista no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que contou com a presença de representantes da prefeitura e com médicos do hospital, a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi, informou que a secretaria da Saúde estuda mudanças no protocolo.
Entre as medidas, que ainda estão sendo discutidas, está a mudança no tempo de afastamento de pessoas diagnosticadas com covid-19, mas que se encontram assintomáticas.
“Considerando de forma específica o risco de transmissão dentro da escola, porque a gente tem surto em escolas”, disse a diretora. Contudo, ela afirma que as mudanças não serão significativas, já que as alterações não podem ser realizadas de forma isolada, em relação ao governo estadual.