O cronograma de vacinação contra a covid-19, até então dividido em cinco fases e divulgado semanas atrás em todo o Estado de São Paulo, foi alterado nesta terça-feira (19). Não há mais data definida para a imunização de idosos com 60 anos ou mais.
Segundo comunicado divulgado pelo Governo de São Paulo (veja o comunicado ao final do texto), o motivo é a inclusão do Estado no PNI (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde.
Apenas 0,5% dos idosos brasileiros – a maioria com mais de 80 anos e moradores de asilos e casas de repouso públicas – serão beneficiados nesta primeira etapa.
Em contrapartida, 34% dos profissionais de Saúde deverão ser imunizados nos próximos dias, principalmente aqueles que trabalham na linha de frente. O balanço de Ribeirão Preto ainda no período da manhã, inclusive, era de quatro mulheres deste grupo já vacinadas.
LEIA MAIS
Técnica de enfermagem de 44 anos é a 1ª vacinada em Ribeirão
Vacinas da covid serão vendidas na rede particular? Entenda!
18 milhões de doses
No site VacinaJá, desenvolvido pelo governo paulista, apenas a primeira fase do sistema de vacinação está descrita. Nesta, a previsão é que nove milhões de pessoas receberão a aplicação da chinesa Coronavac, com média de 18 milhões de doses reservadas para elas.
“Informações que circulam sobre as datas e os próximos grupos prioritários estão desatualizadas. No momento, estão sendo vacinados em São Paulo profissionais de Saúde de hospitais de referência no combate a pandemia e integrantes de população indígenas”, publicou São Paulo nas redes sociais.