- Publicidade -
coronavirusCovid: Entenda a situação do uso de máscaras em Ribeirão Preto

Covid: Entenda a situação do uso de máscaras em Ribeirão Preto

Ainda em maio, a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto recomendou o uso de máscaras nos ambientes escolares

- Publicidade -

(Foto: Pixabay)

O Comitê de Contingência da Covid-19, do Governo de São Paulo, voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. Essa recomendação foi baseada no aumento do número de casos positivos de covid-19. 
 
Em Ribeirão Preto, está em vigor o decreto municipal 70/2022, que obriga o uso de máscaras no interior do transporte coletivo urbano e também no interior das unidades de saúde.  Segundo o texto do decreto, também é obrigatório o uso de máscaras nos pontos de parada dos ônibus. Nos outros ambientes, abertos e fechados, o uso da proteção é facultativo.
 
Ainda em maio, a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto também recomendou o uso de máscara nos ambientes escolares. “Desde o início das aulas presenciais, a Secretaria da Educação orienta para que os protocolos sanitários que dispõe sobre a Covid-19 sejam seguidos. No dia 13 de maio, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde encaminhou uma recomendação para que a comunidade escolar utilize as máscaras dentro das Unidades Escolares. A Secretaria da Educação, como medida de prevenção, acolheu a recomendação e encaminhou para que as escolas repassem aos seus professores, funcionários e alunos o uso da máscara nos ambientes”, diz nota da Educação de Ribeirão Preto
 
“A Secretaria da Ciência Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, através do Comitê de Contingência da Covid-19 recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimento fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo, da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo. Apesar do cenário favorável com relação aos três primeiros meses do ano, o Comitê tem verificado um crescimento no número de casos e hospitalizações, sem crescimento de óbitos proporcional, graças à ampla cobertura vacinal do estado de São Paulo, referência e líder mundial em vacinação”, diz a nota emitida pelo Governo de São Paulo.  

- Publicidade -

Como o Estado apenas recomendou (não obrigou) a volta do uso de máscaras nos ambientes fechados, em Ribeirão Preto segue válido o decreto 70/2022, de 17 de março de 2022. Veja abaixo o que diz o decreto:

Art. 1º – Fica alterado o art. 1º, do Decreto nº 62, de 8 de março de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º. Torna-se facultativo o uso de máscaras em todos os ambientes abertos e fechados no município de Ribeirão Preto.

§ 1º. É obrigatório o uso de máscaras em locais destinados à prestação de serviços de saúde e meios de transporte coletivo de passageiros e seus respectivos locais de embarque e desembarque.

§ 2º. Fica recomendado o uso de máscaras para aqueles em idade avançada, os imunossuprimidos, os que apresentem comorbidades e, especialmente, aqueles que apresentem sintomas gripais”

- Publicidade -

Art. 2º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

- Publicidade -
Avatar
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -