Pesquisadores do HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) e da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) divulgaram nesta segunda-feira (13) documento em que alertam a população para a manutenção das medidas de proteção contra covid-19 para evitar uma nova onda da doença.
Na carta, os especialistas fazem uma avaliação da pandemia, que já matou mais de 600 mil pessoas no Brasil. Além disso, eles alertam para o aumento de casos da covid-19 nos países da Europa, que causaram o aumento de internações e mortes e estão relacionados com a variante Delta.
O comunicado ainda afirma que há preocupação sobre os efeitos de outra variante da doença, a Ômicron.
“[…] embora estejamos vivendo o período mais tranquilo desde o início da pandemia, não podemos deixar de considerar essa nova oportunidade que nos é oferecida de, com base na experiência vivenciada por esses países da Europa, nos prepararmos adequadamente para tentar evitar nova agudização dessa grave doença”, pontuam.
O documento é assinado pelo superintendente do HC-RP, Benedito Carlos Maciel, além dos médicos e professores da Faculdade de Medicina da USP, Antonio Pazin Filho, Ricardo de Carvalho Cavalli, Benedito Lopes da Fonseca, Fernando Belíssimo Rodrigues, Rui Alberto Ferriani, Jorge Elias Júnior, Valdair Francisco Muglia, Gilberto Gambero Gaspar e Afonso Dinis Costa Passos.
“Nova onda”
Para evitar uma nova onda da covid-19, os especialistas pedem que ações como uso de álcool em gel, higienização das mãos com água e sabão, distanciamento social, uso de máscaras, entre outros, sejam mantidas.
Confira:
– Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou utilizar álcool em gel nas mãos após manter contato com pessoas que não fazem parte do nosso convívio familiar mais próximo;
– Evitar tocar em superfícies em que muitas pessoas têm contato ou manter essas superfícies limpas;
– Quando espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço dobrado;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca quando não estiver com as mãos limpas;
– Higienizar com água sanitária, sabão ou detergente, pelos métodos recomendados, as frutas e verduras e, com álcool gel, as embalagens;
– Manter o distanciamento social;
– Evitar a presença em eventos com aglomerações, como carnaval, shows de grande porte, eventos esportivos;
– No transporte público, quando não há possibilidade de manter o distanciamento, é orientado para a manutenção das outras medidas, como uso de máscaras;
– Completar a vacinação contra covid-19.