O número de pessoas internadas em tratamento para a covid-19 em Ribeirão Preto subiu 74% em 3 semanas. Entre os dias 18 de dezembro e 8 de janeiro foram realizadas as festas de Natal e Ano-Novo, apontadas como culpadas pelo avanço da doença.
No dia 18 de dezembro, uma semana antes do Natal, Ribeirão Preto tinha 116 pacientes internados com covid-19. Eram 52 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 64 em leitos de enfermaria.
Na sexta-feira seguinte foi o Natal e uma semana depois a virada de ano. No começo da tarde desta sexta-feira (8), o número de internados saltou para 198.
São 99 pessoas nas UTIs, que têm ocupação de 89,1%, e 99 internados em leitos de enfermaria, com ocupação de 61,4%.
O infectologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Fernando Belíssimo, vê as festas de final de ano como principal fator para o aumento de casos e de internações.
“Esses números eles preocupam. Essa questão das festividades clandestinas, das aglomerações, além de promover o crescimento da pandemia, elas têm um efeito muito desastroso sobre a motivação dos profissionais da saúde”, analisou o infectologista, em entrevista à CBN Ribeirão.