Com o sistema de saúde em colapso, a cidade de Bebedouro, a cerca de 80 quilômetros de Ribeirão Preto, entrará em lockdown a partir de quinta-feira, 20 de maio.
O fechamento total da cidade foi anunciado nesta segunda-feira (17), pelo prefeito Lucas Seren (DEM), em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
No decreto que será publicado nesta terça-feira (18), no Diário Oficial do Município (DOM), constam as novas regras. As restrições serão válidas até o dia 30 de maio.
Ao todo serão 10 dias de lockdown e ao fim do prazo, o prefeito afirmou que vai reavaliar a situação para saber se prorroga ou não as medidas mais rígidas.
“É uma medida dura, uma medida difícil, porém necessária neste momento”, afirma Lucas.
Bebedouro é a segunda cidade da região de Ribeirão a anunciar restrições para conter a covid-19.
Desde sábado (15) até 31 de maio, Batatais (SP) está em confinamento contra a doença. (clique aqui)
O que muda?
A partir de quinta-feira (20), com o novo decreto, estão suspensas em Bebedouro, as atividades de clubes, academias, salões de beleza, clínicas de estética, tempos religiosos, escritórios em geral (autorizado apenas serviços internos) e feiras livres.
A venda de bebidas alcoólicas também está proibida.
Bares e restaurantes só poderão funcionar no sistema delivery ; A retirada do pedido pelos clientes não será permitida.
Lotéricas e bancos estarão fechados e só vão funcionar caixas eletrônicos e trabalhos internos, sem atendimento presencial.
Supermercados e similares serão fechados a partir de segunda-feira, 24 de maio ; O prazo maior, de acordo com o chefe do Executivo é para evitar correria e aglomerações nos estabelecimentos.
Cenário da pandemia em Bebedouro
Desde o inicio da pandemia em março do ano passado, Bebebouro registra 5.471 casos de Covid-19 e 179 pessoas morreram por complicações da doença.
Bebedouro faz parte da DRS 5, (Departamento Regional de Saúde de Barretos).
Em toda a regional, 38 pacientes aguardam por vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Só em Bebedouro, são 14 pacientes. (clique aqui)