A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto registrou, desde 1º de janeiro de 2022, uma disparada nas mortes causadas pela Covid-19 entre pessoas com mais de 80 anos. Até o momento, o público já representa 52,4% do total de óbitos provocados pela doença em menos de dois meses, conforme boletim oficial divulgado nesta quarta-feira (16).
VEJA TAMBÉM: Ribeirão Preto chega a 166 mortes por covid em 2022
De acordo com o levantamento, foram 87 registros – ao todo, 166 mortes já ocorreram envolvendo todas as faixas etárias. Em todo o ano passado, idosos com mais de 80 anos representaram, aproximadamente, 21% da somatória dos óbitos causados pelo coronavírus em Ribeirão. À época, foram 417 notificações – o total de mortes ficou em 1.989.
Reforço
Em coletiva nesta quarta, o coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, reforçou a importância da quarta dose da vacina contra a covid em idosos. A expectativa é que pessoas com mais de 60 anos comecem a receber o reforço em abril. Atualmente, a quarta dose está disponível apenas ao grupo de imunossuprimidos.