Ribeirão Preto teve uma queda de 11,7% no número de internados com covid-19 na comparação entre 27 de maio e a tarde desta terça-feira, 22 de junho.
Foi em 27 de maio que Ribeirão Preto entrou na fase de restrições, com a quarentena mais rígida. As medidas se estenderam até o dia 6 de junho.
Na oportunidade, o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, tinha dito que o reflexo das restrições diminuiriam as internações depois de 20 ou 30 dias. Nesta terça, completam 27 dias do início das restrições.
Segundo dados da plataforma Leitoscovid.org, nesta terça, são 566 pacientes com covid-19 nos hospitais – 295 nas UTIs (ocupação de 90,7%) e 271 nas enfermarias (ocupação de 79,4%).
Em 27 de maio, eram 630 pacientes internados, sendo 327 nas enfermarias e 303 nas UTIs.
Análise
Para o pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, a queda de internações é sim reflexo da fase de restrições que Ribeirão Preto viveu entre o final de maio e o começo de junho. Segundo Stabeli, o efeito prático ocorre 4 semanas após as restrições.
Em entrevista à EPTV, pesquisador, porém, alertou que as restrições ficaram em vigor por pouco tempo. Festas clandestinas e aglomerações de forma geral podem fazer com que o número de internações volte a subir.