- Publicidade -
coronavirusCovid: Pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina?

Covid: Pessoas fisicamente ativas respondem melhor à vacina?

Pesquisadores da USP avaliaram mais de mil voluntários ativos e sedentários, que tomaram a vacina CoronaVac; Veja qual foi o resultado

- Publicidade -

 

Crédito: Divulgação / Pixabay

- Publicidade -

A pandemia da covid-19 acende o debate sobre a importância das pessoas colocarem mais movimento em suas rotinas.Adotar um estilo de vida fisicamente ativo pode ser uma estratégia para “turbinar” também resposta imune induzida por vacinas contra a covid-19? 

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), afirma que sim! O estudo foi realizado com 1.095 voluntários que tomaram as duas doses da vacina CoronaVac. Eles foram divididos em dois grupos: um de participantes com doenças imunossupressoras, ou seja, que têm o sistema imunológico mais fragilizado e que respondem menos às vacinas e outros participantes sem essas doenças. 

A partir daí, os voluntários foram classificados entre ativos por ao menos 150 minutos por semana e sem comportamento sedentário, ou seja, não passavam mais de oito horas diárias sentados ou deitados, e pessoas que não praticavam atividades regularmente, os fisicamente inativos. A quantidade de anticorpos foi avaliada após seis semanas da aplicação da segunda dose por meio de exames laboratoriais.

O pesquisador da USP, Bruno Gualano, explica que aqueles participantes que eram fisicamente ativos tinham uma chance maior de apresentar aquilo que ele chama de soroconversão, que é o aparecimento de anticorpos após a vacinação. “Esse é um indicativo de que a atividade física, o estilo de vida ativo, é capaz de potencializar a resposta à vacina. Isso aconteceu no grupo de pacientes com doenças autoimunes e também nas pessoas que não tinham essas doenças. É um dado bastante consistente”, finaliza Gualano. (Com EPTV) 

LEIA MAIS – Nogueira anuncia vacinação de adolescentes em Ribeirão Preto

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -