As UTIs de Ribeirão Preto reservadas ao tratamento da covid-19 passaram as últimas 24 horas com menos de 300 pacientes. A última vez que isso tinha ocorrido foi em 23 de maio.
Segundo dados do sistema Leitoscovid.org, as UTIs de Ribeirão Preto fecharam o domingo (13) com 298 pacientes. Já na manhã desta segunda-feira (14), são 297 pessoas nesta situação.
O total de leitos de UTI ofertados em Ribeirão Preto nesta segunda é de 324, recorde desde o início da pandemia. A ocupação marca 91,67%.
Enfermarias
No caso das enfermarias, para pacientes com quadros moderados da covid-19, o domingo (13) terminou com 302 pacientes. Já na manhã desta segunda (14), subiu para 307.
No total, Ribeirão Preto tem 383 leitos de enfermaria e a ocupação na manhã desta segunda está em 80,16%.
Medidas restritivas
Entre o final de maio e o começo de junho, Ribeirão Preto adotou medidas restritivas, mais rígidas que as regras do Plano São Paulo, justamente para tentar conter o aumento das internações.
Foram sete dias de fase restritiva, com o fechamento até dos supermercados. Depois mais quatro dias ainda na fase restritiva, mas com supermercados abertos. E, a partir de 7 de junho, a cidade voltou a seguir o Plano São Paulo.
Na oportunidade das restrições, o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, afirmou que o reflexo das medidas deveria reduzir as internações entre 20 e 30 dias depois.