O governador João Doria (PSDB) decretou, nesta quarta-feira, 18 de agosto, o fim da quarentena no Estado de São Paulo. No entanto, várias cidades – como Ribeirão Preto – não seguiram as regras estaduais e mantém restrições para controle da pandemia.
“Estou muito feliz com o fim da quarentena em São Paulo”, disse Doria, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Em seu discurso na abertura da coletiva, o governador, no entanto, não citou o avanço da variante delta, que tem preocupado prefeituras em todo o Estado.
Doria também anunciou a extinção do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo. O Centro era composto por 21 profissionais e dava as diretrizes para o Plano São Paulo, que por 15 meses norteou as regras regionais da quarentena.
Segundo Doria, o Governo de São Paulo cria, a partir desta quarta, o Comitê Científico da Covid-19, com 9 profissionais. A coordenação será do médico Paulo Menezes.
Mesmo com a fala do governador sobre o fim da quarentena, até novembro, ainda não são permitidos no Estado de São Paulo shows com pessoas em pé, boates e similares, além de público em eventos esportivos. A máscara em locais públicos também segue obrigatória.
Regras municipais
Ao contrário do que foi falado pelo governador, a quarentena para conter a pandemia segue em vários municípios paulista. Cidades na região de São Paulo e no interior paulista mantêm restrições para comércio e serviços para tentar evitar que a variante delta (cepa da Índia) promova uma terceira onda da covid-19 antes do fim do ciclo vacinal.
No caso de Ribeirão Preto, comércio e serviços podem funcionar entre 6h e 24h, com 80% da ocupação. Essa regra vai até o dia 30 de agosto. Para saber todas as regras da quarentena em Ribeirão, clique aqui.
CONFIRA A COLETIVA DO GOVERNO DORIA NA ÍNTEGRA: