O Governo de São Paulo anunciou que vai encerrar a maioria das restrições impostas pelo Plano São Paulo a partir do dia 17 de agosto.
Nesta data, não haverá mais limitação de ocupação de espaço nem de horário de encerramento do funcionamento. A situação vai ser boa principalmente para comércio e serviços (veja o quadro com mais informações ao final do texto).
A liberação vai ocorrer após toda a população adulta do Estado de São Paulo estar imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Vale destacar, que o retorno do público em eventos que gerem aglomerações – como boates, casas noturnas, shows e jogos de futebol – ainda serão avaliado pelo Centro de Contingência da Covid-19 através de eventos testes. O uso de máscara também segue obrigatório em espaços públicos.
MAIS: Para ver a regra em vigor entre 1° e 16 de agosto clique aqui
História do Plano SP
Criado em junho de 2020, o Plano São Paulo teve o objetivo inicial de regrar a quarentena de forma regional, de acordo com os indicadores da pandemia.
Entre junho de 2020 e fevereiro de 2021, as 17 regiões do Estado flutuaram entre as fases vermelha, laranja, amarela e verde.
A partir de março de 2021, com a segunda onda da covid-19 instalada, o Estado interior passou a seguir regras únicas: fase emergencial, fase vermelha e fase de transição.