Um surto de covid-19 causa a suspensão das aulas nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de maio, em uma escola particular na cidade de Igarapava, a 136 quilômetros de Ribeirão Preto.
Os casos já foram notificados à Vigilância Epidemiológica da cidade que acompanha a situação. Os alunos e funcionários que testaram positivo para o novo coronavírus estão bem e estáveis, cumprindo o isolamento em casa.
Segundo a direção do Colégio Viva, que atua desde o início infantil ao médio, foram registados até o momento 21 casos, sendo 3 em funcionários.
Os funcionários já começaram a ser testados nesta quarta-feira (11) e os alunos vão passar pela testagem em massa na sexta-feira (13). As aulas na escola só devem ser retomadas na próxima segunda-feira (16).
A origem do surto
A decisão da suspensão das aulas foi tomada em conjunto entre a Secretaria Municipal da Saúde e a diretoria da escola. informou o médico José Neto da Vigilância Epidemiológica de Igarapava.
Segundo o médico, há exatamente uma semana o colégio realizou uma gincana entre todos os alunos. No início dessa semana os casos positivos de covid começaram a ser registrados.
Dos alunos psitivados, pelo menos três não tomaram nenhuma dose da vacina. Tratam-se de crianças abaixo dos cinco anos de idade ( uma tem 3 anos, a outra tem 4 anos e cinco meses e a última tem 4 anos e nove meses).
Casos de covid
Desde o início da pandemia, Igarapava soma 5.200 casos de covid-19, sendo que 127 morreram por complicações da doença. O último óbito ocorreu há cerca de três meses.
Em relação ao índice de vacinados, toda a população apta à vacina já tem ao menos uma dose do imunizante. 87,9% da está com a segunda dose completa, 65% imunizada com terceira dose (reforço vacinal) e 35% com a quarta dose.
Os dados foram atualizados nesta terça-feira (11) pela Secretaria Municipal da Saúde de Igarapava. (Com EPTV)
VEJA TAMBÉM – Mulher morre minutos depois de ter alta da UPA em Ribeirão Preto