O índice de isolamento social da Ribeirão Preto não mudou com o rebaixamento da cidade à fase laranja do Plano São Paulo.
Desde a segunda-feira (18), Ribeirão Preto e região estão na fase 2, com muito mais restrições que na fase 3, a amarela.
A situação, no entanto, não refletiu no isolamento social. Segundo o monitoramento feito pelo Governo de São Paulo, na segunda e na terça da semana passada (dias 11 e 12), Ribeirão Preto teve 40% de isolamento. Na segunda e na terça desta semana (18 e 19), o índice foi mantido.
Segundo os dados, nem o feriado de São Sebastião, nesta quarta-feira (20), fez a população ficar em casa. No dia do padroeiro, o isolamento em Ribeirão Preto também foi de 40%.
O índice de isolamento social é medido pelas operadoras de telefonia móvel com base no deslocamento dos celulares.
Fase vermelha?
Nesta semana também, mesmo na fase e laranja, quatro dos cinco indicadores da região de Ribeirão Preto tiveram piora nos dados divulgados pelo Plano São Paulo (saiba mais clicando aqui).
Nesta sexta-feira (22), o Governo João Doria faz uma reclassificação do Plano São Paulo. Há um temor do empresariado da região que Ribeirão Preto seja rebaixada à fase vermelha.
No entanto, vale ressaltar, que pelos números desta quinta-feira, a região de Ribeirão Preto deve permanecer na fase laranja.