Há um ano, a Câmara e a Prefeitura de Ribeirão Preto discutiam a mudança da data do Dia das Mães para que o comércio não ficasse no prejuízo por causa da quarentena imposta para conter o novo coronavírus.
Na oportunidade, a comemoração passou do dia 10 de maio para 14 de junho de 2020. Executivo e Legislativo acreditavam que esses 35 dias dariam tempo para que a pandemia fosse controlada em Ribeirão Preto.
Um ano depois, porém, a pandemia ainda não foi controlada. Na realidade, a segunda onda, que começou em janeiro de 2021, está sendo muito mais devastadora para Ribeirão Preto. Se em julho de 2020 foram quase 200 internados em UTIs de forma simultânea, em 2021 a cidade está perto de ter 300 pacientes com covid-19 nas UTIs.
Em 2021, o Dia das Mães será comemorado em 9 de maio (segundo domingo do mês de maio) e o comércio ainda não sabe quando poderá voltar a atender os clientes – as lojas estão sem atendimento presencial desde o dia 1° de março.
Vale ressaltar que o Dia das Mães é, historicamente, a segunda data mais importante para o comércio, só perdendo para o Natal.
Situação
Nesta sexta-feira (16), o Governo João Doria (PSDB) realiza mais uma atualização do Plano São Paulo, a partir das 12h45. Essa reclassificação entra em vigor na segunda-feira (19). O ACidade ON vai acompanhar e trazer informações em tempo real.