O Hospital das Clínicas confirmou em Ribeirão Preto oito casos de covid-19 ocasionados pela variante delta (ou cepa da Índia). O estudo, que contou com a análise inicial do Supera Parque, usou 30 amostras aleatórias e em oito foi identificada a variante delta.
Os dados foram revelados em coletiva, na tarde desta segunda-feira (23), com a participação dos professores Rodrigo Calado e Benedito Fonseca, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto. O sequenciamento genético da contraprova que confirmou a delta foi feito pelo Hemocentro.
Segundo os especialistas, a variante delta é duas vezes mais transmissível que a versão do coronavírus que apareceu na China inicialmente. Para Benedito Fonseca, é muito provável que Ribeirão Preto registre aumento de casos de covid-19 conforme a delta for avançando. Segundo o professor, já é possível dizer que há transmissão comunitária na cidade.
Os oito pacientes são três homens e cinco mulheres, com idades entre 26 e 90 anos e já não estão mais em fase de transmissão.
Segundo Luzia Romanholi Passos, chefe do departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, as oito pessoas tinham tomado, ao menos, uma dose da vacina. Outro fato que corrobora para a transmissão coletiva, é que essas oito pessoas não são próximas e vivem em regiões distintas de Ribeirão Preto.
Os principais sintomas da covid-19 ocasionada pela variante delta são: dor de cabeça, dor de garganta, febre e mau estar geral. (com Leonardo Santos).