O Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan, começou a operar nesta segunda-feira (6) em Ribeirão Preto – veja o vídeo acima.
O laboratório tem o objetivo de acelerar o diagnóstico de exames da covid-19, sequenciar e mapear o vírus SARS-CoV-2 e as variantes que circulam na cidade.
O laboratório não receberá amostras direto da população. Os exames vão ser encaminhados pelos serviços de saúde de Ribeirão Preto e demais cidades da região.
A vantagem do equipamento é que o resultado do exame será concluído em até 24 horas, não sendo necessário o envio para o laboratório.
Com isso, o morador receberá o resultado do exame por mensagem SMS ou por e-mail. A capacidade de processamento é de até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana.
Sequenciamento
O Lab Móvel também tem tecnologia para fazer o sequenciamento das amostras e descobrir quais são os tipos de variantes circulando na cidade.
Segundo o Butantan, o sequenciamento levará de três a seis dias. Todo o processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes dura de dez a 12 dias.
O laboratório itinerante tem três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras.