Um projeto conduzido pelo Instituto Butantan em parceira com a Prefeitura de Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, vai possibilitar uma testagem em massa da população do município, como forma de monitoramento dos casos da Covid-19 por meio de inteligência artificial.
O projeto, denominado Isolamento Inteligente, também será realizado em Batatais, outra cidade da região. Atualmente, o município está sob lockdown.
VEJA TAMBÉM: Supermercado de Ribeirão obtém liminar para abrir na fase restritiva
Em Taquaritinga, o lançamento do projeto piloto acontecerá na manhã deste sábado (29), no Lions Clube, com a presença de representantes locais e do Butantan. O evento será fechado ao público.
“Com o isolamento inteligente será possível manter as pessoas infectadas em suas residências e monitorar os contactante em tempo real. Essa medida, aliada à vacinação, pode contribuir para que gradativamente os municípios possam manter suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, conter a transmissão do vírus”, afirmou o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Iniciativa
No projeto, que começa a partir da próxima quinta-feira (3), em Taquaritinga, moradores serão previamente escolhidos por meio de um sorteio. Não haverá limite de idade.
Em um intervalo de 15 dias, um novo sorteio será realizado e novas casas serão selecionadas em cada uma das 11 regiões definidas. O Butantan informou que cada uma das regiões conta com 32 residências.
O processo vai se repetir por três meses.
Ainda na iniciativa, os moradores poderão conferir o resultado dos exames por meio de um aplicativo de celular.
Os testes serão do tipo RT-qPCR e testes rápidos.
Pandemia na cidade
Assim como em Batatais, Taquaritinga também já registrou casos da variante P1, considerada mais transmissível.
O município acumula 4.453 testes positivos para a covid e 144 mortes provocadas pela doença, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta (27).