Um morador de Ribeirão Preto vítima da covid-19 está à espera de transferência para leito de UTI em Juquiá (SP), cidade no Vale do Ribeira com 18,7 mil habitantes , distante aproximadamente 450 do município de origem. O drama foi mostrado no telejornal EPTV 2 desta quinta-feira (25) e o paciente ainda espera pela vaga na manhã desta sexta-feira (26).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
A família, que mora no Jardim Heitor Rigon, zona Norte de Ribeirão, disse que Márcio Oliveira, de 60 anos, viajou a Juquiá com a mulher, Alice Vieira de Oliveira, para o velório de um parente ocorrido no início de março.
O casal contraiu o novo coronavírus e começou a fazer o tratamento na cidade. No entanto, Oliveira apresentou piora no quadro de saúde e foi levado ao pronto-socorro, onde precisou ser intubado.
A situação ficou ainda mais crítica quando o paciente sofreu um infarto.
Esperança
A família disse que os médicos de Juquiá já informaram que uma transferência para Ribeirão seria inviável, mesmo se houver uma vaga no SUS (Sistema Único de Saúde), por causa da gravidade do quadro.
“Ele está bem assistido, a gente percebe um esforço muito grande das equipes, mas não tem como fazer mais exames”, afirmou a esposa, que já se recuperou da doença.
A família, contudo, mantém a esperança de poder trazer Oliveira para um hospital de Ribeirão e decidiu criar uma vaquinha on-line (Meu pai Marcio Oliveira) para arrecadar fundos.
“A gente já viu que o SUS está mais difícil ainda, há possibilidade de se conseguir em algum hospital particular e a gente sabe que o custo é muito alto, não temos condições. Estamos nos preparando e muitas pessoas têm enviado ajuda nesse sentido para que possamos pagar a remoção e as diárias que são altíssimas em um hospital particular”, disse a esposa.
A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada pela EPTV, mas não comentou sobre o caso do paciente. (Com EPTV)