Mesmo com a maioria das portas fechadas, o Calçadão Central de Ribeirão Preto amanheceu com as ruas movimentadas e algumas filas formadas nesta segunda-feira (1º), data em que a cidade passa a cumprir integralmente as medidas mais rígidas de combate a covid-19.
A regressão para a fase vermelha no Plano São Paulo, anunciada na última sexta (29) pelo governador João Doria (PSDB), obriga os comerciantes a trabalharem apenas com sistemas delivery e drive-thru, além de proibir atividades ligadas ao lazer ou que não sejam “essenciais”.
Supermercados, farmácias, agências bancárias, academias e salões de beleza são algumas das exceções abertas pelo município à regra. Confira o que pode e o que não pode abrir aqui.
Ainda assim, o “novo normal” parece não ter impedido os moradores de saírem de casa pela manhã.
Na galeria de fotos abaixo, feita às 10h de hoje pelo ACidade ON, é possível ver a movimentação moderada, mas suficiente para ocupar boa parte do Calçadão em plena segunda-feira. Já as filas ficaram restritas aos bancos.
Estes têm funcionado, ainda de acordo com o Plano São Paulo, com apenas 40% da capacidade de lotação e mediante o cumprimento de normas sanitárias bastante específicas – o uso de máscaras, por exemplo, que não foi seguido por alguns indivíduos do Centro, é obrigatório.
LEIA MAIS
Em um mês, Ribeirão quase dobra número de pacientes internados
Feira livre vira ponto de encontro e aglomeração na zona Oeste