A Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou nesta terça-feira (21) o primeiro caso de uma pessoa infectada com a variante Ômicron do coronavírus. Segundo a secretaria da Saúde, a paciente se trata de uma mulher “jovem”, que apresentou sintomas leves da covid-19.
O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, José Carlos Moura, afirmou que ela tomou as duas doses da vacina contra covid-19. Por isso, ele acredita que ela não desenvolveu um quadro grave da doença
A paciente está isolada e já passou do período de transmissibilidade, que é de 10 dias após o início dos sintomas. “Essa paciente apresentou um quadro muito leve. Não houve a necessidade de qualquer intervenção de internação ou coisa parecida”, disse o secretário.
LEIA MAIS – Ribeirão Preto confirma primeiro caso da variante Ômicron
Ele ainda comentou que a situação já era imaginada e que era questão de tempo para confirmação dos primeiros casos. “Essa vacinação que ela tinha, fez o efeito que nós gostaríamos que fizesse a todos vacinados. Isso é muito importante para nos alertar ao processo de vacinação”, afirmou José Carlos Moura.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romagnoli Passos, lembrou que durante a estada do Lab Móvel, do Instituto Butantan, na cidade, foram analisados mais de 2 mil exames e 96 pessoas foram diagnosticadas com covid-19.
No entanto, ainda são aguardados os exames para confirmação da variante que esses pacientes foram infectados. Por isso, ela afirmou que ainda não é possível dizer se a cidade já conta com transmissão comunitária, ou seja, pessoas identificadas com essa variante do coronavírus foram contaminadas na cidade e não em viagens ao exterior.
“Nós temos que investigar ver origem, ver com detalhamento com quem que ela teve contato. Se há esse nexo, com viajante”, disse Luzia. “Nós vamos precisar aguardar novos resultados, para que a gente possa fazer a investigação”, declarou.