O francês de 52 anos que está internado há 17 dias em Ribeirão Preto por complicações provocadas pelo novo coronavírus (covid-19) foi extubado (quando a intubação é retirada), segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital São Lucas – Ribeirânia, nesta terça-feira (14).
De acordo com o hospital, o paciente segue na terapia intensiva, mas “evolui estável hemodinamicamente”, com a utilização de antibióticos para tratamento de uma pneumonia bacteriana.
O boletim informa que o francês foi extubado na segunda-feira (13) e segue fora da ventilação mecânica, mas com aporte de oxigênio por meio de máscara de reservatório. Além disso, o hospital declarou que ele não apresentou intercorrências no período.
O documento ainda destaca que o paciente será submetido a avaliação de fonoaudiologia para reintrodução da dieta oral e será mantido em vigilância infecciosa, ventilatória e hemodinâmica em leito monitorizado.
Não tomou vacina
O paciente europeu, que não tomou a vacina contra covid-19, veio ao Brasil junto com um amigo para trabalhar em uma indústria farmacêutica de Ribeirão Preto.
O colega também foi diagnosticado com covid-19 e os sintomas da doença começaram a ser apresentados pelos dois no último dia 15 de novembro. No entanto, o outro francês apresentou sintomas leves e apenas cumpriu isolamento em casa.