Um paciente de 54 anos com covid-19, está há três dias, aguardando transferência para um hospital de Ribeirão Preto. Luiz Agomar Worst, foi internado na última terça-feira (3) no Polo Covid 2, na UBDS Central. A família disse que o estado de saúde dele é grave.
Segundo a enteada Lais Rezende, o padrasto ficou um tempo na enfermaria, mas devido a piora do quadro de saúde, foi transferido para outra ala. “Ele chegou na UBDS com 90% do pulmão comprometido. Agora ele está na sala vermelha usando uma máscara VNI (Ventilação não-invasiva) com saturação baixa de 88%”, disse.
Segundo ela, a equipe que fez o atendimento do padrasto, admitiu que o caso dele é grave e que o paciente necessita de internação em um hospital. Contudo a vaga, depende do sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde).
A preocupação da família aumenta devido ao fator de risco da obesidade. Por isso, eles pedem uma vaga urgente em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital. “Minha mãe está em estado de choque, não sabe mais o que fazer”, conta Lais.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde, reitera que a transferência de pacientes é prerrogativa do médico que atua na assistência ao paciente e, por isso, não podem interferir.
Também disse que os casos estão sendo analisados e todos estão recebendo tratamento, enquanto aguardam as disponibilidades dos hospitais.
A situação do Polo Covid 2, pode ser acompanhada em tempo real no site leitoscovid.org.br, informou a Pasta.