A região de Ribeirão Preto está na terceira semana de redução na ocupação das UTIs destinadas ao tratamento de pacientes da covid-19. Os dados são do Plano São Paulo.
Na última semana de janeiro de 2021, o indicador chegou a marcar 82%. Nos dados atualizados nesta terça-feira (16), a ocupação de UTIs na região de Ribeirão (média de 26 cidades) está em 73,2%. É o percentual mais baixo desde 22 de janeiro.
No entanto, vale ressaltar que a queda na ocupação não é, necessariamente, reflexo da queda no número de internações. Nos últimos 20 dias, ocorreu aumento significativo nos leitos disponíveis na região de Ribeirão Preto.
No dia 22 de janeiro, a região de Ribeirão Preto tinha 15,4 leitos disponíveis a cada 100 mil habitantes. Nesta terça, esse número saltou para 19 (veja todos os indicadores abaixo).
A região de Ribeirão Preto está atualmente na fase laranja do Plano São Paulo. O Governo do Estado ainda não divulgou quando será a próxima reclassificação, com a atualização das fases. CLIQUE AQUI e veja as regras da fase laranja.
Se essa reclassificação fosse hoje, com os indicadores e regras atuais, a região de ribeirão Preto iria permanecer na fase laranja.
Indicadores da região de Ribeirão Preto:
*Casos a cada 100 mil habitantes: 374,5 (fase amarela)
*Internações a cada 100 mil habitantes: 54,6 (fase amarela)
*Mortes a cada 100 mil habitantes: 9,5 (fase laranja)
Leitos disponíveis a cada 100 mil habitantes: 19 (fase verde)
Ocupação de UTIs: 73,2% (fase laranja)
*últimos 14 dias
Fonte: Plano São Paulo