O governo João Doria (PSDB) manteve os planos de atualizar as fases da quarentena do Plano São Paulo na semana que vem.
Nesta quarta-feira, 12 de maio, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o Centro de Contingência do Coronavírus atualizou os indicadores da pandemia no Estado, que seguem tendo pequenas melhoras.
Atualmente, todo o Estado está na fase de transição do Plano São Paulo (clique aqui e veja as regras). Essa fase vai durar até o dia 23 de maio, um domingo. Assim, a perspectiva é que a quarentena tenha a atualização de fases divulgada na sexta-feira, 21 de maio, para entrar em vigor na segunda seguinte.
Indicadores
Caso a classificação do Plano São Paulo voltasse ao normal (como era até a primeira semana de março de 2021), a região de Ribeirão Preto estaria na fase vermelha.
A ocupação de UTIs, que nesta quarta marca 92,1%, é o indicador mais preocupante. Em tese, quando a fase de transição acabar, a ocupação precisa estar abaixo de 80%.
A boa notícia é que o indicador de novos casos segue em queda. Em 10 de maio estava em 416,9 e nesta quarta em 408,3.
Vale destacar que o Plano São Paulo leva em conta os números das 26 cidades que compõem a região de Ribeirão Preto. Confira abaixo os indicadores divulgados na tarde desta quarta:
– *Casos a cada 100 mil habitantes: 408,3 (queda)
– *Internações a cada 100 mil habitantes: 76,3 (alta)
– *Mortes a cada 100 mil habitantes: 15,9 (estável)
– Ocupação de UTIs: 92,1% (estável)
– Leitos a cada 100 mil habitantes: 28,3 (estável)
*nos últimos 14 dias