A Prefeitura de Ribeirão Preto emitiu uma nota, no final da tarde desta segunda-feira, 17 de maio, admitindo uma piora na situação da pandemia segundo dados das últimas 72 horas.
Segundo o Executivo, ocorreu um crescimento súbito de todos os indicadores. “Evidentemente, este aumento tem relação com o aumento da circulação das pessoas e o número de aglomerações evidenciados nos últimos 15 dias”, informou a Secretaria Municipal da Saúde, através de nota.
“Houve um crescimento muito acentuado na chegada de novos casos, bem como nas internações e, principalmente na gravidade dos casos, em particular na necessidade de intubação e terapia intensiva nas últimas 72 horas na cidade de Ribeirão Preto”, segue a Saúde.
Segundo os dados da Prefeitura, o número de pacientes intubados nos dois polos covid (UPA Treze de Maio e UBDS Central) cresceu de 13 para 27 no período entre 15 e 17 de maio.
“Mais uma vez, o sistema de saúde, público e privado, encontra-se sobrecarregado em Ribeirão Preto, com o agravante do aumento também consistente em toda a DRS XIII. Dia 16 de maio à noite, no sistema do Estado de São Paulo de Regulação Médica, a fila de espera por vagas era tinha 192 pacientes, sendo 142 de Ribeirão Preto e 70 da região”, segue a Saúde.
A Secretaria da Saúde ainda garantiu que todos os pacientes que precisam de atendimento estão recebendo o suporte adequado. “Os pacientes serão transferidos para os hospitais respeitando as decisões dos médicos plantonista, com base na gravidade de cada caso e necessidades individuais de cada paciente”.
“Por fim, reforçamos a necessidade do respeito à proteção individual, o uso de máscara e a higienização das mãos. Sobretudo, necessitamos da colaboração de todos para evitarem aglomerações, para com estas medidas, possamos avançar na vacinação na nossa cidade”, finaliza a prefeitura.
Mesmo admitindo um cenário de pré-colapso, na nota emitida nesta segunda a Prefeitura de Ribeirão Preto não falou em aumentar as restrições de circulação. A próxima atualização do Plano São Paulo deve ocorrer na sexta-feira, 21 de maio.
RELAXAMENTO DA QUARENTENA:
18 de abril – Reabertura do comércio e dos shoppings
24 de abril – Retomada dos restaurantes, serviços e atividades culturais
8 de maio – Aumenta o horário de funcionamento do comércio e dos serviços
21 de maio – Próxima atualização do Plano SP