A secretaria estadual da Saúde confirmou 13 casos de coinfecção pelos vírus Influenza (gripe), e do coronavírus (covid-19), na região de Ribeirão Preto. Segundo a pasta, os casos de coinfecção, e que estão sendo chamados de “flurona”, foram registrados ao longo do ano de 2021.
Os casos registrados na região ocorreram em:
Altinópolis – 1 caso
Batatais – 1 caso
Brodowski – 1 caso
Luís Antônio – 1 caso
Monte Alto – 2 casos
Santos Antônio da Alegria – 1 caso
Serrana – 2 casos
Sertãozinho – 4 casos
De acordo com a secretaria da Saúde, em todo o Estado de São Paulo houve 110 casos de coinfecção pelo vírus Influenza e pelo causador da covid-19.
Por isso, a pasta orienta a população a manter medidas que já são conhecidas para evitar os vírus, como uso de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social e a vacinação contra a covid-19 e contra gripe.
Casos comuns
De acordo com o professor e pesquisador da Unesp Vitor Engrácia Valenti, a infecção por mais de um vírus ao mesmo tempo é comum e que muitos casos podem ter ocorrido, mesmo sem serem identificados.
Engracia salienta que não há na literatura científica evidência sugerindo que a coinfecção pode causar problemas mais graves.
“Quando uma pessoa desenvolve uma doença por causa de uma infecção, é comum o corpo ficar mais fraco e abrir portas para outros microorganismos nocivos. Mas não necessariamente a coinfecção de coronavírus mais influenza vai causar sintomas mais graves”, disse.
Os sintomas da gripe e covid-19 são parecidos, por isso existe a necessidade da testagem rápida para os dois vírus, só assim é possível saber se o paciente está infectado por um dos vírus ou pelos dois vírus ao mesmo tempo.
LEIA MAIS – Entenda os casos de coinfecção por covid-19 e influenza