O relaxamento de algumas regras complementares do Plano São Paulo, anunciado nesta quarta-feira (3) pelo Governo João Doria (PSDB), não vai afetar as regiões de Ribeirão Preto e Franca.
Isso porque não foi realizada uma reclassificação do Plano SP. Foi retirado apenas o fechamento obrigatório de bares, restaurantes, comércio e shoppings aos finais de semana para as regiões que estão na fase laranja.
As regiões de Ribeirão Preto e Franca seguem na fase vermelha e vão precisar aguardar a próxima reclassificação completa do Plano SP.
As regiões beneficiadas com o relaxamento desta quarta são: Grande São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba.
Nos municípios abrangidos pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha estão mantidas em tempo integral. “Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%”, informou o Estado.
A fase vermelha só permite serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Bares, restaurantes, lojas de rua, shoppings e demais atividades não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.