Sem estrutura e em pleno colapso da Saúde Pública, Manaus começou a transferir pacientes internados com covid-19, que necessitam de cuidados específicos e acesso a balões de oxigênio, ainda na quinta-feira (14). Nesta sexta (15), dois deles desembarcam no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.
O grupo Unimed confirmou a informação ao ACidade ON às 12h40 desta sexta, mas ainda detalhes sobre o estado de saúde dos infectados não foram divulgados. Sabe-se apenas que ambos serão recebidos no Hospital Ribeirania, localizado na zona Leste da cidade.
Eles estavam nas alas de isolamento do Amazonas e faziam parte do índice de lotação mais crítico do País, digno de campanhas e mobilização nacional por doações – tudo isso depois que pelo menos 28 pessoas morreram por asfixia nos leitos de internação, já que não há oxigênio medicinal disponível em Manaus.
O município de Manaus zerou os estoques de oxigênio medicinal na última quinta-feira (14), deixando aproximadamente 200 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sem ligação a respiradores. A falta do oxigênio foi ocasionada pela explosão de casos do novo coronavírus.
A reportagem acompanha o caso e, em breve, traz mais detalhes sobre a transferência de pacientes do Norte do País, diretamente para Ribeirão Preto.